3 de fevereiro de 2011

COMO AGEM OS FLORAIS

COMO AGEM OS FLORAIS
Por Telma Kosa Duarte 



A Terapia Floral foi criada no inicio do século XX pelo médico inglês Edward Bach que estabeleceu seus fundamentos teóricos e filosóficos. Ele desenvolveu 38 essências vibracionais a partir da energia das flores, que são altamente eficazes para tratar desequilíbrios da personalidade, considerados por ele, a verdadeira causa das enfermidades do corpo. Esse sistema de cura é reconhecido e aprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) desde 1974, época em que era utilizado apenas por um número restrito de pessoas. Porém, na década seguinte seu consumo cresceu vertiginosamente e vários estudiosos, inspirados pela obra do Dr. Bach, começaram a pesquisar novos remédios florais.
Calcula-se que, atualmente, exista mais de 150 sistemas florais no mundo todo. No Brasil a Terapia Floral foi altamente difundida e nos dias atuais é considerada a prática alternativa mais utilizada. A busca por uma melhor qualidade de vida e por uma existência mais saudável e harmoniosa e os resultados positivos obtidos pelos que fazem uso dessa terapêutica, que se propõe buscar na simplicidade da natureza o equilíbrio do ser humano perante o Universo, tornaram a terapia Floral um recurso importante não apenas no contexto de Promoção da Saúde, mas também em outras áreas em que é aplicada como na Veterinária, na Psicologia, na Educação e até na área empresarial.
Apesar disso, muitos incrédulos ainda questionam sua eficácia acusando-a de ser apenas um placebo. Porém as estatísticas da ciência demonstram que a auto sugestão só ocorre em 30% das pessoas que utilizam determinada terapêutica e os efeitos positivos da Terapia Floral ocorrem em quase todos os casos em que ela é empregada, ultrapassando em muito esse percentual. Prova disso é a eficácia das essências florais em indivíduos portadores de deficiência mental, em bebês em pacientes em coma e até mesmo em animais e plantas.
Esse questionamento chega a ser compreensível se levarmos em conta o número limitado, no Brasil, de trabalhos de pesquisa que atestem a eficácia da Terapia Floral. E isso ocorre porque,  até o momento, não existe nenhuma explicação científica sobre o modo de atuação dos remédios florais. Sendo que, se eles forem submetidos a uma análise química, apenas será encontrado em sua composição água e conhaque que é a substância conservante. Como então entender a maneira como agem os florais?
É muito simples. Os remédios florais são essências vibracionais que contém o potencial “energético” de uma planta, que está concentrado na flor. Esta representa sentimentos da alma humana, e chega a ter “personalidade”, pois carrega mensagens das forças vitais da natureza. Ou seja, os estados emocionais das pessoas são semelhantes as características observadas na planta como: forma, cor, estrutura, local e ambiente em que crescem, etc.


Gorse / Healingherbs

Os florais são preparados de forma artesanal, ou seja, a flor é mergulhada na água a fim de se obter seu padrão eletromagnético e não seus componentes químicos. Logo, por serem uma essência energética atuarão no corpo energético ( ou corpo etérico) e não no corpo físico.
Mas como isso ocorre? Todas as coisas que existem no Universo são constituídas de um campo energético, ou seja, um sistema circulatório de partículas eletromagnéticas que vibram em determinada frequência. Quando vibram numa frequência maior que a velocidade da luz recebem o nome de matéria sutil, da qual é composto o corpo sutil, quando vibram numa frequência mais lenta, recebem o nome de matéria física, da qual é formado o corpo físico. Cada floral possui um determinado padrão energético, que  quando estiver em sintonia com o padrão energético de quem o está recebendo, enviará “mensagens”  na mesma frequência  que despertarão reações  emocionais intensas . É o chamado fenômeno da ressonância. Desta forma cada floral é indicado para um desequilíbrio específico, e agirá corrigindo disfunções e restabelecendo o equilíbrio do corpo sutil.
Harmonizando e equilibrando psicologicamente e emocionalmente o Ser, será possível também curar seu corpo, pois, segundo o Dr. Bach as doenças físicas são o produto final das doenças emocionais e só alcançaremos a cura real quando “tratarmos o doente e não a doença.

Um comentário: