TERAPIA FLORAL



"A enfermidade do corpo, como a conhecemos, é o resultado, o produto final de algo muito mais profundo. A doença se origina além do plano físico, mais próxima do mental. É o resultado absoluto do conflito entre nosso ser espiritual e mortal. Enquanto ambos estiverem em harmonia, gozamos de perfeita saúde. Mas quando surge  a discordância entre eles, segue-se o que conhecemos como enfermidade."
Edward Bach

DEFINIÇÃO


A Terapia Floral é um tratamento natural reconhecido pela Organização Mundial de Saúde desde 1974 como uma das "Medicinas Alternativas".
Ela foi descoberta pelo médico inglês Edward Bach, que por acreditar no poder de cura da natureza, desenvolveu 38 essências florais que atuam equilibrando estados emocionais que estão em desarmonia no individuo, apresentando resultados mais rápidos que uma terapia verbal.
As essências são preparadas de forma artesanal, ou seja, as flores são mergulhadas na água e expostas à luz do Sol para que, sob a ação deste, liberem a energia positiva que possuem.
A água, que passa a conter o padrão energético da flor, recebe então, uma pequena quantidade de conservante, geralmente conhaque de uva (brandy). Portanto, por não conter substâncias nocivas e não agir no corpo físico, elas não tem contra-indicações nem efeitos colaterais e nem trazem nenhum risco a saúde.
 


BENEFÍCIOS


Elas ajudam a resgatar a paz interna trazendo calma, equilíbrio e harmonia. Atuam de forma eficiente em casos de angústia, depressão, traumas, fobias, cansaço, insônia, distúrbios alimentares como obesidade, anorexia, etc. É altamente eficaz em bebês, crianças e animais, ajudando em mudanças de comportamento, problemas de relacionamento e dificuldades de aprendizado..
Calcula-se que atualmente existam mais de 150 sistemas florais no mundo todo. No Brasil, a Terapia Foral foi altamente difundida e nos dias atuais é considerada uma das práticas alternativas mais utilizadas.
As essências florais não são medicamentos para o físico, logo não substituem o papel do médico.
Cada fórmula é elaborada de acordo com o estado emocional do indivíduo, portanto ela é específica para cada pessoa. E não se esqueça, elas devem sempre ser ministradas por um Terapeuta Floral qualificado para fazê-lo.
 

RADIESTESIA


Diante de um número tão grande de essências que existem atualmente, prescrever uma fórmula floral adequada para as necessidades do paciente, não é tarefa fácil. Nesse sentido, um terapeuta tem a sua disposição algumas ferramentas importantes como a Radiestesia, que é a ciência que utiliza instrumentos como o pêndulo para "medir" o campo energético de pessoas e objetos.
Com o uso desse recurso, o Terapeuta Floral é capaz de identificar quais essências florais estão em sintonia com o campo energético do paciente, ou seja, quais florais de quais sistemas entre os inúmeros que existem são os mais apropriados e eficientes para tratá-lo e curá-lo emocionalmente.