A TERAPIA FLORAL PODE SER ÚTIL NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO?
Telma Kosa Duarte

Essa “epidemia mundial” preocupa os órgãos responsáveis e chega a ser um grande desafio para a medicina, pois as estatísticas mostram que indivíduos obesos têm uma maior probabilidade de desenvolver distúrbios e doenças como hipercolesterolemia, hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças cerebrovasculares, diabetes, osteoartrite, transtornos posturais, entre outras chegando a ter uma diminuição da longevidade.
Vários fatores podem ser responsáveis pelo excesso de peso como predisposição genética e distúrbios endócrinos, mas a causa básica é, sem dúvida, a ingestão excessiva de calorias. E esta ocorre devido à total falta de uma educação alimentar, que faz com que as pessoas tenham maus hábitos alimentares que são transmitidos de uma geração a outra; à grande oferta de produtos industrializados que temos nos dias de hoje e aos mais variados distúrbios psicológicos. Vale ressaltar que o desenvolvimento tecnológico e a rotina atribulada dos tempos modernos tornam as pessoas cada vez mais sedentárias, o que contribui para o agravamento do problema.
Em contrapartida, vivemos tempos em que as pessoas são mais valorizadas pela sua aparência física do que pelo seu “conteúdo”, e acabam se lançando numa busca frenética pelo corpo perfeito onde a magreza é considerada sinônimo de beleza. A cada dia surgem novas drogas para promover o emagrecimento e a indústria dos “diets” e “lights” cresce vertiginosamente.
Mas por que é tão difícil emagrecer? Salvo algumas exceções, a maioria das pessoas obesas e com sobrepeso já se submeteu as mais variadas dietas e regimes, inclusive aos milagrosos que prometem a perda de muitos quilos em poucos dias; já adquiriu todos os best sellers sobre o assunto, é leitora assídua das revistas do gênero, e conhece perfeitamente a “matemática” do emagrecimento, ou seja, “gastar” mais do que foi ingerido. Sabe que perder peso e controlá-lo para não voltar a engordar, requer uma mudança de hábitos para toda vida, que implica em disciplina e controle emocional. Tem conhecimento exato do que comer, quanto comer e quando comer. Porém se entrega a dietas radicais e acaba se tornando vítima do efeito sanfona, ou seja, intercala perda e ganho de peso ficando completamente frustrada.
Se o acesso às informações é tão fácil, que até mesmo as pessoas que não as buscam acabam recebendo-as dentro de suas casas, através de um dos veículos mais populares que existe que é a TV, fica claro que a dificuldade que as pessoas encontram quando tentam emagrecer reside no aspecto emocional. O intelecto e a razão sabem exatamente como proceder para alcançar o peso ideal e, na teoria tudo parece muito simples, mas no momento de colocar em prática, as pessoas acabam se perdendo diante de um pedaço de pizza ou de uma bela sobremesa. E isso ocorre porque o ser humano não se alimenta apenas para saciar sua fome ou suprir suas necessidades nutricionais. A prova disso é que ele continua comendo uma boa refeição, mesmo depois de a sensação de fome ter passado.
Descontroles emocionais como ansiedade, estresse, carência, solidão, tristeza, abandono, baixa autoestima, desânimo acabam levando a descontroles alimentares. Comer compulsivamente se torna um mecanismo para compensar o sentimento de frustração pelos desejos não alcançados ou pelos conflitos não resolvidos. Muitos encontram conforto e tentam preencher suas necessidades emocionais através do prazer sensorial que encontram na ingestão de alimentos.
E é exatamente aí que a Terapia Floral exerce um papel importante, na medida em que trabalha as emoções perturbadoras equilibrando-as e harmonizando-as. Os florais constituem uma ferramenta valiosa no processo de perda de peso, pois fornecem uma estrutura emocional que facilita a mudança de hábitos alimentares e o rompimento com velhos padrões para que a pessoa se sinta segura e capaz de alcançar seu objetivo. Eles ajudam a equilibrar o organismo de forma integral, trazendo o bem-estar emocional buscado na ingestão exagerada de alimentos.
Um profissional especializado em florais está apto para recomendar, entre tantos Sistemas Florais que existem atualmente, as essências adequadas para cada individuo de acordo com suas necessidades e com seu estado emocional, para que ele possa emagrecer com mais facilidade. A título de ilustração é possível citar algumas essências úteis nesse processo como o Walnut que ajuda a romper com velhos hábitos e se adaptar mais facilmente às mudanças; o Impatiens que controla a ansiedade; o Snapdragom que acalma aqueles que têm necessidade de estar sempre mastigando; o Blackberry e o Levitate que promovem a força de vontade e a determinação; o Cherry plum que ajuda a controlar o comer compulsivamente; o Olive que reduz o estresse e a sensação de esgotamento; o Evening Primrose para a carência e a sensação de rejeição; entre tantos outros.

A fórmula floral deve sempre ser indicada por um Terapeuta Floral capacitado para fazê-lo, no qual o cliente tenha confiança. Cada fórmula é individual e específica para cada indivíduo, pois é elaborada de acordo com os transtornos e dificuldades que ele está apresentando
Nenhum comentário:
Postar um comentário