3 de fevereiro de 2011

IDOSOS


OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA FLORAL NA TERCEIRA IDADE
 Por Telma Kosa Duarte



Não é necessário ser um bom observador para perceber que a população de idosos têm aumentado muito nos últimos anos. Basta uma breve caminhada em lugares públicos como parques e praças, ou uma ida a estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços, para nos depararmos com grupos de idosos conversando descontraidamente.
Os avanços da ciência, o emprego de tecnologia de ponta na medicina diagnóstica e o surgimento de novas drogas capazes de combater doenças que, a poucas décadas atrás, eram consideradas incuráveis, estão contribuindo para que as pessoas vivam mais, ou seja, “o mundo está envelhecendo!”
Segundo dados do IBGE há no Brasil atualmente quase 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa quase 10% da população. Nos próximos 20 anos a população de idosos poderá chegar a 30 milhões (quase 13%).
Não é à toa que o presidente Lula, em outubro do ano passado, instituiu através de Lei Federal o Dia Nacional do Idoso. Porém,  os direitos da terceira idade  já vinham sendo destacados desde 2004, quando foi criado o Estatuto do Idoso que, além de sensibilizar a sociedade para promover debates que buscassem soluções e alternativas para auxiliar as pessoas nessa faixa etária em suas limitações, ainda criou alguns benefícios importantes como atendimento preferencial, passagem gratuita em transportes coletivos, meia entrada em eventos culturais, garantia de acesso a rede de saúde e previdência social, entre outros.
A implantação dessas medidas fez com que aumentasse vertiginosamente o número de programas sociais criados por prefeituras, comunidades e entidades não governamentais como , por exemplo, os Centros de Convivência da Terceira Idade, que  oferecem atividades socioeducativas   ( esporte, lazer, recreação, arte, etc.) a fim de promover uma melhor qualidade de vida e saúde da pessoa idosa.
Contudo, apesar de todas essas ações, quem convive diretamente com um idoso em sua família, sabe que ele apresenta muitas inquietações e aflições que necessitam de uma intervenção mais direta e efetiva. É incontestável que o processo biológico de envelhecimento traz uma diminuição progressiva e irreversível da energia e vitalidade do organismo, mas muitas pessoas chegam a esta fase da vida tristes, doentes e depressivas, sem ânimo nem para sair de casa ,e muito menos para usufruir de todos esses programas que o governo oferece.

 A Terapia Floral pode ser muito útil nesse processo, pois uma vez que  age equilibrando estados emocionais desequilibrados, pode reverter várias reações negativas que  esta etapa da vida naturalmente desencadeia.
É comum a pessoa não aceitar o processo de envelhecimento e ter sua autoestima abalada, bem como uma sensação de rejeição e inutilidade que, muitas vezes, geram desconfiança, amargura , irritabilidade e até raiva e hostilidade. Essências como  Holly do Sistema Bach podem transformar esses sentimentos trazendo compreensão, entendimento  e aceitação da situação.Também do Sistema Bach, as essências Mimulus e Rock rose podem trabalhar o medo da morte ou de adoecer e perder a autonomia  e independência.
Desinteresse, desânimo, apatia ,inatividade bem como falta de vontade , de coragem e de fé são perfeitamente anulados com florais como  Gentian  e  Wild Rose  que resgatam o otimismo, o entusiasmo , o interesse e a vontade de viver e se envolver em novas atividades.
Pessoas com idade bastante avançada, muitas vezes, apresentam um enfraquecimento da consciência que leva a uma deterioração da memória recente, porque vivem presas ao passado apegadas em épocas da vida em que foram felizes e das quais sentem saudades. Honeysuckle do Sistema Bach é uma essência que ajuda a recordar as experiências do passado de forma saudável sem se apegar a elas , bem como a viver o presente em sua plenitude.
É muito comum o idoso sofrer com a perda de amigos e entes queridos e desenvolver processos de carência emocional e dependência afetiva. Por outro lado há os que se isolam, tem dificuldade de se relacionar, não querem nem sair de casa por se sentirem inseguros e desprotegidos. O tratamento com essências florais equilibrará esses estados emocionais ajudando a pessoa idosa a se sentir amada, querida e amparada.
Quando o Terapeuta Floral consegue reconhecer e identificar as dificuldades e desequilíbrios que o idoso está apresentando e que estão alterando seu estado de espírito e interferindo negativamente em sua qualidade de vida, ele poderá prescrever as essências florais adequadas para sanar esses problemas, e permitir que ele possa aproveitar melhor a vida, tornando-se perfeitamente engajado em mais uma etapa da existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário